VII ENCONTRO REGIONAL
NORTE DA ABRAPSO
Existências que produzem saberes em defesa dos territórios

15, 16 e 17 de junho de 2023 - Santarém/PA


EIXOS TEMÁTICOS
O VII Encontro da Regional Norte da Associação Brasileira de Psicologia Social tem por temática central “Existências que produzem saberes em defesa dos territórios”. O tema demarca um movimento que se pretende atento e crítico em relação a uma sociedade repleta de sérias questões relacionadas à situação de pobreza e violação dos direitos humanos na região Norte de nosso país. Alguns desses problemas bem sabemos nomear e identificar, mas, não poucas vezes temos dificuldades de enfrentar como profissionais da Psicologia. O desafio, então, se constitui em partilhar, discutir e identificas nossos problemas sociais e propor-lhes formas de enfrentamento especificas, bem como, em articulação como outras áreas do conhecimento.
Assim, deve-se colocar como foco de exame crítico neste evento a formação e os usos do conhecimento psicológico, em especial, no que tange ao campo da psicologia social diante os desafios de atuação no território amazônico. A idealização desse Encontro, sob esse foco, advém de um conjunto de pesquisadores, profissionais da Psicologia e ativistas de movimentos sociais reunidos em torno da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), com intuito de fortalecer o ensino, a pesquisa e a atuação da Psicologia na região Norte, que se organizarão em torno dos seguintes eixos temáticos:
1- Políticas de Assistência Social, Educação e Saúde: Trabalhos desenvolvidos na interface da Psicologia Social e Saúde, Educação e Assistência Social abrangendo também a dimensão coletiva e cultural dos processos que buscam fortalecer o diálogo com os diferentes níveis de complexidades. Também, refletir sobre diversas possibilidades de inserção do psicólogo/a tanto na gestão quanto na execução de políticas públicas.
2– Trabalho: Destina-se a estudos e experiências que discutam a relação trabalho e subjetividade tomando como ponto central de articulação efeitos das transformações contemporâneas sobre os modos de subjetivação. Abarca a diversidade de ferramentas conceituais e metodológicas desenvolvidas pela psicologia social na interface com outras disciplinas que se dedicam a este campo de pesquisa-intervenção.
3- Política, Democracia e Movimentos Sociais: Centram-se contribuições que focalizem os processos de democratização da sociedade brasileira; reflexões sobre a política e o político; fenômenos políticos emergentes de ações de indivíduos, grupos e movimentos sociais tais como comportamento eleitoral e ações coletivas, discursos políticos, participação social/esfera pública; reflexões sobre cidadania desde a articulação entre Psicologia Social e Política.
4- Ética, Violências e Direitos Humanos: Dirige-se a trabalhos que focalizem a convivência entre pessoas em diversas esferas da vida social sob o prisma de valores éticos, distintas formas de violência material e simbólica e dos direitos humanos.
5- Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Idade e Deficiências: experiências, estudos e/ou pesquisas que expõem a dimensão relacional do poder, organizado em posições identitárias e práticas interpessoais, institucionais e culturais, marcadas por categorias e sistemas sociais tais como: sexo-gênero, orientação sexual, raça-etnia, deficiências e idade-geração.
6- Ruralidades, Cidades e Produção de Territórios de Existência: dirige-se a relação entre a produção de modos de existência e a constituição espaços/territórios/fronteiras, analisando seus efeitos sócio-políticos. Reúne experiências, estudos e pesquisas que enfoquem os diferentes territórios de vida de populações urbanas e rurais, no que se refere a diversidade de modos de viver, espaços específicos de sociabilidade, redes sociais, internet, bem como, experiências instigantes de interação de povos indígenas, povos das florestas, quilombolas, pescadores e camponeses.